Política Pará: Helder nomeia o primo como desembargador do TJE-PA

Alex Centeno e Helder Barbalho
Alex Centeno e Helder Barbalho, primos e amigos mantém a relação entre poder judiciário e executivo "em casa".

O comentário do dia em 10 entre 10 rodas de conversas nos corredores do poder legislativo, judiciário e do executivo traz a constatação da rapidez com que o governador Helder Barbalho nomeou o primo para a vaga aberta no TJE-PA. Com um processo repleto de manobras, desistências e que no final ainda teve um resultado apertado, podendo ser considerado um empate técnico, o candidato preferido do governo foi eleito o mais votado pelo Conselho da OAB-PA e será o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça do Pará.

Alex Pinheiro Centeno recebeu 18 votos, seguido por João índio com 17 votos e Kátia Tolentino Gusmão da Silva, com 16 votos.

TUDO EM CASA

Mais um parente do governador no topo do judiciário. E tudo com a manutenção do discurso de que quem escolheu foram os “outros”, tal como ocorreu com a indicação e nomeação da primeira-dama para o TCE, indicada por maioria dos deputados estaduais em uma sessão na ALEPA e nomeada pelo presidente da casa, o prestigiado deputado Chicão, no dia em que estava como governador em exercício.

PASSANDO A BOIADA

“É The Flash que chama?

O Governador nem deixou pousar o oficio do Tribunal de Justiça do Pará avisando a formação da lista tríplice para assinar o decreto nomeando o advogado Alex Centeno como desembargador pelo quinto constitucional, representando todos os advogados paraenses para ocupar a vaga deixada pelo desembargador Milton Nobre.

Podem falar o que quiser, mas o advogado Alex Centeno recebeu o aval do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará. Então, meus e minhas, ele é o legítimo representante da classe”, opinou o também advogado e presidente do PV no Pará, Zé Carlos Lima, no 4º Poder, seleto grupo que reúne importantes jornalistas, publicitários e cientistas políticos paraenses.

COINCIDÊNCIA NAS ALTURAS

O ex-vice-governador do Pará e tributarista Helenilson Pontes publicou a foto de sua filha dentro de um avião, sentada em uma cadeira ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, relatando a coincidência disso ter ocorrido duas vezes na mesma semana.

CONVENÇÕES TUCANAS

No comando do PSDB paraense, o ex-deputado Nilson Pinto agradeceu os votos e justificou a ausência de sua esposa, Lena Pinto que concorreu às eleições para deputada federal do ano passado, durante sua intervenção em Capitão Poço, dizendo que Lena estava em outro município, representando a direção estadual da legenda. Segundo Nilson, os tucanos realizam convenções partidárias em diversos municípios, mas nas redes sociais do PSDB paraense, só constam fotos e vídeos de eventos em Garrafão do Norte e Capitão Poço.

PRÉ-CANDIDATURA EM CAPITÃO POÇO

O deputado estadual Thiago Araújo (Solidariedade) o ex-prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro (PSDB) e Nilson Pinto, presidente do PSDB no Pará estiveram reunidos com os tucanos na Convenção Municipal do PSDB em Capitão Poço, município do nordeste paraense com 56.332 habitantes. No ato político, o deputado estadual Érick Monteiro foi lançado como pré-candidato a prefeito para as eleições de 2024.

TUCANOS DE ANANIN

Logo após ser eleito presidente do PSDB em Capitão Poço, Érick Monteiro foi para Ananindeua, onde participou da convenção tucana e deu posse a Leonam Antunes, filho do ex-prefeito Manoel Pioneiro como novo presidente do partido. O evento contou com a participação do prefeito Dr. Daniel Santos, que vestiu a camisa do evento e discursou dizendo que mesmo fazendo parte das fileiras do MDB, reconheceu que o PSDB foi o partido que mais fez pelo município.

CAPITAL DOS LARANJAS

E por falar em Capitão Poço, município paraense considerado o maior produtor de laranja, agora é apelidado com a “capital dos laranjas”. A mudança se dá por denúncias de que uma poderosa família de lá, que só paga as contas de luz de suas empresas após determinação judicial, usa laranjas para celebrar contratos superfaturados com a gestão municipal. As investigações nos trarão novidades em breve.

UM OUTRO PATAMAR

A prefeitura de Ananindeua deu início à construção de um Polo Criativo Digital no bairro do Coqueiro. Será o 1º Parque Tecnológico e de Inovação do Norte do país, com a expectativa de se tornar referência nesse quesito. Segundo o prefeito Dr. Daniel Santos, entre os objetivos de criar esse espaço na cidade é estimular empresas privadas, centros de excelência, instituições de pesquisa e universidades a se instalarem no Polo Criativo Digital, criando soluções para diversas áreas em um mundo cada vez mais competitivo e carente por empresas de tecnologia e profissionais gabaritados.

NOVOS CARTÕES POSTAIS

Outa importante obra que está sendo realizada em Ananindeua é do futuro Parque Vila Maguary, que promete ser o novo cartão postal de Ananindeua. Com o arquitetura contemporânea e moderna, em um espaço total de 35.000 metros quadrados, o parque será equipado com balé das águas, bicicletário, área de piquenique, pier de canoagem, entre outros espaços de convivência e sociabilidade.

Próximo dali, a obra que marcará de vez a vida da população de Ananindeua será a conclusão da Orla de Ananindeua que terá vista para o Rio Maguari. “Com um projeto inovador, que dará aos habitantes sentimento de cuidado, pertencimento e orgulho, além de movimentar o turismo, a economia local, gerar empregos e atrair novos investimentos para a cidade, a Orla de Ananindeua irá interligar os bairros do Icuí e 40 Horas, e terá aproximadamente 7 km de extensão, mas a construção será feita em etapas”, informou o site da prefeitura de Ananindeua, que diariamente realiza obras de construção e reforma de canais, feiras, praças, escolas, postos de saúde, além da drenagem e pavimentação de centenas de ruas e avenidas do segundo maior município paraense.

AS MULHERES DO PL

As lideranças do PL tentam dissolver a má impressão causada pela publicações da foto do Outdoor do 1º encontro de mulheres do partido, que foi realizado na última sexta-feira, 25, no município de Parauapebas e contou com a badalada presença do visitante deputado federal Nikolas Ferreira, que veio ao evento com outro ícone do bolsonarismo nacional, o deputado federal Gustavo Gayer. Os deputados delegado Éder Mauro, o Delegado Caveira e Joaquim Passarinho foram acompanhados dos deputados estaduais paraenses, Rogério Barra e Delegado Toni Cunha.

Os bolsonaristas alegam que o outdoor com a fotos só de homens foram usados pela imprensa de forma distorcida e manipuladora, pois haviam outros materiais do evento com imagens de mulheres do partido.

O PROBLEMA É OUTRO

Se alguém achou que esse imbróglio incomoda a cúpula masculina do PL paraense, está muito enganado. O que realmente tira o sono da bancada federal do partido de Bolsonaro no Pará são os processos movidos contra a chapa de deputados federais, acusada de não ter garantido o tempo de TV, recursos financeiros e nem ter cumprido a cota de gênero às mulheres do partido, nas eleições de 2022, conforme este portal noticiou em primeira mão.

Caso a justiça eleitoral julgue procedentes os recursos impetrados no TSE pelo PSB, PSDB e PTB, os deputados Eder Mauro, Joaquim Passarinho e Delegado Caveira podem perder seus mandatos e quem assume é Cássio Andrande, Lena Pinto e Paulo Bengtson, que disputaram as eleições de 2022, mas não foram eleitos.

Leia também: